top of page

Imrich Lichtenfeld 

Imrich (Imi) Sde-Or, fundador do Krav Maga, nasceu em 26 de maio de 1910, em uma família judaica húngara em Budapeste, no Império Austro-Húngaro. Ele cresceu em Bratislava, capital da Eslováquia, com um pai que lhe proporcionou uma infância bastante incomum. Samuel Lichtenfeld, seu pai, era inspetor-chefe da força policial de Bratislava e ex-acrobata de circo. Imis (Imi) Sde-Or Com o incentivo de seu pai, Imi Sde Ou envolvido em uma ampla gama de desportos, como natação, boxe, wrestling e ginástica. Ele treinou em um ginásio de propriedade do seu pai, que ensinava auto-defesa.

​

Imi exímio no wrestling ambos como o concorrente e como o instrutor, ganhando também diversos prémios nestes campos. Em meados da década de 1930, grupos fascistas e anti-semitas apareceram em Bratislava, ameaçando prejudicar a comunidade judaica da cidade. Imi Sde Ou liderou um grupo de antigos pugilista e lutadores para defender seu bairro judeu contra os grupos fascistas. Este grupo tentou bloquear esses grupos anti-semitas de entrar no bairro judeu. Encontrando-se em muitas "lutas de rua" como ele fez, Imi rapidamente percebeu que o desporto tinha pouco em comum com o combate real e começou a desenvolver um sistema de técnicas de auto-defesa prática em situações de risco de vida.

​

Em 1940 Imi fugiu da ocupação nazista de sua pátria, e embarcou no último navio imigrante que conseguiu escapar das garras dos nazistas. Ele embarcou no navio "Pencho", que naufragou nas ilhas gregas do Dodecaneso, e chegou à Palestina em 1942.

​

Na sua chegada, os primeiros líderes de Israel reconheceram as habilidades de luta de Imi e em 1944 ele começou a treinar lutadores em suas áreas de especialização: aptidão física, natação, wrestling, uso da faca e defesas contra ataques de faca. Durante este período, Imi treinou várias unidades de elite da Hagana e Palmach (força de ataque da Hagana e precursora das unidades especiais da IDF), incluindo o Pal-Yam, bem como grupos de policiais. Depois de estabelecido de Israel em 1948 e da formação do IDF transformou-se o instrutor principal para a aptidão física e Krav-Maga na escola do IDF da aptidão do combate. Imi serviu na IDF por cerca de 20 anos, período durante o qual desenvolveu e refinou seu método único de autodefesa e combate corpo-a-corpo.

​

Em 1964, Imi Sde Ou aposentou-se do exército israelita, e começou a adaptar e modificar o Krav-Maga às necessidades civis. O método foi formulado para todos - homens e mulheres, menino ou menina, que poderiam precisar dele para salvar sua vida ou sobreviver a um ataque, mantendo um mínimo dano, qualquer que seja o motivo do ataque - criminal, nacionalista ou outro. Para expandir seu método, Imi estabeleceu dois centros de treinamento, um em Tel Aviv e outro em Natanya. Ele treinou equipes de instrutores krav maga, que foram acreditados por ele e pelo Ministério de Educação israelita. Ele também criou a Associação Israelita Krav Maga em 1978.

​

Mesmo durante seus últimos anos, Imi continuou a supervisionar pessoalmente o treinamento dos que atingiram altos escalões no Krav-Maga, e a passar tempo com os instrutores em Israel e no exterior. Imi acompanhou o progresso e realizações dos formandos, cativando-os com a sua personalidade e transmitindo-os com o seu conhecimento e personalidade única.

Imi Sde Ou, um professor e lutador muito apreciado, faleceu no dia 9 de janeiro de 1998, aos 88 anos.

​

Texto original aqui

Imi

IKMF

A arte de Krav Maga foi fundada por Imi Lichtenfeld (Sde-Or). Imi nasceu em Bratislava para um policial de renome e acrobata de circo. Quando criança, Imi se destacou em vários esportes, como wrestling e boxe e praticou várias artes marciais. Quando os tumultos anti-semitas começaram a se espalhar por sua cidade natal Imi e sua família foram forçados a imigrar para Israel (Palestina na época).

​

Em 1948, uma vez que Israel declarou sua independência, os oficiais da IDF (Força de Defesa Israelense) se aproximaram de Imi e pediram-lhe para desenvolver um sistema de autodefesa e de combate baseado em sua experiência e seu trabalho com unidades de forças especiais como a Hagana, 'E' Palyam '.

​

Durante seus 20 anos de serviço como instrutor-chefe de combate corpo-a-corpo, Imi refinou cuidadosamente os métodos de Krav Maga, tornando-o o treinamento combativo oficial para todo o pessoal militar, polícia israelense e forças de segurança. Imi desenvolveu uma doutrina que permitia aos soldados em forma e fora de forma praticá-lo com sucesso. Em vez de movimentos rígidos e técnicas que exigem anos de treinamento Krav Maga integrada movimentos instintivos e simples acessível a todos.

​

Em 1964 Imi aposentou-se do IDF e continuou ensinando Krav Maga aos civis, assim como unidades de aplicação da lei e aplicações militares. A Associação Krav Maga foi fundada por Imi e vários de seus alunos em 1978, com o objetivo de promover as técnicas únicas de KM localmente e em todo o mundo.

​

Quando o ensino do Krav Maga (KM) começou a se espalhar para além das fronteiras de Israel, surgiu a necessidade de fundar uma organização internacional. Isso aconteceu principalmente porque a associação de KM inicial existente na época estava dividida e não funcionava de forma eficiente, devido à dissensão entre os instrutores de nível mais alto. Imi resultou na formação de uma nova federação internacional KM com o apoio de seus alunos mais leais e respeitados instrutores, entre os quais IKMF do presidente hoje em dia, Avi Moyal.

​

Uma vez que o IKMF foi finalmente formado, All Expert e Master Diplomas, notas e níveis emitidos por ele, foram autorizados pela Imi, bem como o currículo IKMF. Imi aprovou este novo currículo no momento da formação do IKMF, bem como as alterações subsequentes feitas em 1997.

​

Desde 1996 A IKMF expandiu-se e é agora a maior e mais apreciada instituição de KM do mundo. O IKMF desenvolveu-se com êxito localmente, em Israel, bem como na Austrália, América do Norte, Sul e Leste da Ásia, Extremo Oriente, a maioria dos países da UE e ex-países comunistas (como Polônia, Rússia e Hungria). A estrutura geral da organização em cada país é relativamente semelhante: um diretor, responsável pelo crescimento tanto do sistema de GC como da organização IKMF local no referido país, e, naturalmente, instrutores locais em diferentes graus e níveis que o assistem.

​

O IKMF treina e educa todos os tipos de estagiários, com ou sem fundo de KM (ou outra arte marcial), tais como estudantes e instrutores civis, militares e instrutores, oficiais de lei e instrutores etc.

​

O IKMF treina e educa estudantes civis e instrutores (com KM e / ou outras artes marciais de fundo), oficiais e instrutores da Lei-Execução, pessoal militar e instrutores, bem como agentes de segurança e de proteção íntima e seus instrutores. Todos esses indivíduos e grupos são aceitos nas fileiras do IKMF.

​

Texto original aqui

IKMF

IKMF - PORTUGAL

Foi criada em 2006 por um grupo de Instrutores e praticantes que sentiram a necessidade de criar uma organização que fosse fiel aos princípios do Krav Maga e do seu fundador.

​

Assim aconteceu o primeiro contacto em 2005, com a IKMF, na pessoa do Mestre Eli Ben-Ami, aluno de Imi Lichtenfeld e um dos co-fundadores da IKMF. Este contacto depressa se tornou numa boa cooperação e numa excelente amizade, na qual mais tarde veio a resultar no convite para o grupo, liderado pelo Prof. Pablo Caruso, pertencer à sua organização e ser o único representante oficial da IKMF no nosso país.

​

O Prof. Pablo Caruso, como responsável máximo e, sem quem nada seria possível,  foi a primeira pessoa (o 1º instrutor de Krav-Maga em Portugal) a abrir o caminho do Krav-Maga nacional. Após o infeliz afastamento do Professor Pablo Caruso, por motivos de saúde,  a IKMF-Portugal contou ainda com a direcção de outros Excelentes Directores IKMF em Portugal, E tendo em conta o excelente entendimento entre alguns dos Instrutores da IKMF-Portugal com o Mestre Gabi Noah, a decisão de seguirem outro rumo, terá surgido em Setembro de 2010 ao afastarem a IKMF-Portugal, mas por vontade de outros Instrutores e Alunos e do excelente entendimento com o Sr. Avi Moyal a  IKMF-Portugal está de regresso a Portugal desde Setembro de 2013.

​

Hoje procuramos com outras entidades chegar a toda a população, porque quanto mais "ferramentas" tivermos ao nosso alcance mais segura se torna a sociedade e a defesa-pessoal é um direito presente na Constituição Portuguesa.

​

Texto original aqui

bottom of page